top of page
  • Foto do escritorOgro Comunicação

Dirigentes da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica vistoriam áreas de preservação no CEPE

🦎No último domingo, dia 16 de julho, o CEPE Stella Maris recebeu a visita dos dirigentes da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), nas dependências do clube. O encontro teve como objetivo vistoriar as áreas de preservação do CEPE Stella Maris, como parte dos procedimentos para a integração do clube ao Parque das Dunas Salvador, que possui o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, concedido pela UNESCO à UNIDUNAS, entidade gestora do Parque.🌱


🌿Clayton Ferreira Lino, coordenador de Cooperação Internacional da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera e vice-presidente do Conselho Internacional de Reservas da Biosfera da UNESCO, afirmou que o estado da Bahia possui a maior área reconhecida como RBMA e é um dos mais ativos, com 748 RBMA em 134 países. Ele declarou: "O Parque das Dunas é uma área estratégica, e fiquei muito feliz em ver a cooperação estabelecida entre o clube e a UNIDUNAS, pois isso amplia as possibilidades de atuação".


🌱Mary Sorage Praxedes da Silva, presidente do Conselho Nacional da RBMA, ressaltou que trabalham em prol do bioma da Reserva da Mata Atlântica e que estar na Bahia é confirmar o compromisso que o estado tem com a conservação e o desenvolvimento sustentável, baseados no conhecimento tradicional e científico, que são os pilares da RBMA.

☀️PRAIA DO FORTE - Na quarta-feira, dia 19 de julho, no Centro de Convenções em Praia do Forte, Mata de São João, Bahia, será realizado o Encontro dos Postos Avançados da RBMA na região do Litoral Norte do estado. Os Postos Avançados demonstram na prática a implementação dos princípios do Programa MAB da UNESCO. Para ser reconhecida como Posto Avançado da RBMA, uma instituição deve comprovar o desenvolvimento de forma permanente e exemplar em pelo menos duas das três funções de uma Reserva da Biosfera: preservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional e científico.


🌿Adriana de Castro, coordenadora do Comitê da RBMA no Estado da Bahia, anunciou: "Neste encontro, vamos entregar o título de Posto Avançado ao SOS Vale Encantado e Melipolinário Pólen Dourado, certificar a Empresa Amiga Bracell e entregar o Prêmio Muriqui 2022 a Waldo Oliveira (pessoa física) e Instituto Popular Trilha das Flores (pessoa jurídica)".


🌿Atualmente, a RBMA conta com uma rede de 73 Postos Avançados, reconhecidos em 14 estados, sendo 17 deles localizados na Bahia e 11 na região do litoral norte. Devido a esse destaque na região, o litoral norte abriga o primeiro Roteiro de Turismo Sustentável dos Postos Avançados da RBMA.


🌿Além dos representantes da RBMA, estiveram presentes no encontro Dejair Santana, presidente do CEPE Salvador e diretoria; Jorge Santana, presidente da UNIDUNAS; e Matheus Andrade, secretário executivo do Subcomitê da RBMA do Recôncavo Sul.


54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page